Domingo, 22 de maio de 2022
informe o texto

Notícias Papo Reto

Cacique Raoni é homenageado em samba-enredo da Gaviões da Fiel

O desfile das escolas de samba de São Paulo vão ocorrer após um ano de hiato pela pandemia

Cacique Raoni é homenageado em samba-enredo da Gaviões da Fiel

Cacique Raoni é um líder indígena que defende as causas dos povos há décadas em Mato Grosso

Foto: Adriano Machado/Reuters

A Gaviões da Fiel, uma das principais escolas de samba de São Paulo, desfila em 2022 com um samba-enredo que cita Cacique Raoni, indígena de Mato Grosso, considerado uma das principais lideranças do Brasil.

O samba-enredo é o mesmo previsto para 2021, mas como a pandemia não deu fôlego à população, a canção e o desfile ficou para este ano. Mesmo com o cancelamento do carnaval de rua e a suspensão do ensaio técnico no próximo final de semana, a expectativa é que a Gaviões desfile junto das demais escolas no sambódromo do Anhembi.

Raoni

Líder indígena Mebêngôkre (Kayapó) nascido em Kapôt no estado de Mato Grosso, no início dos anos 1930, o cacique Raoni é mundialmente conhecido por reivindicar os direitos indígenas e por sua intensa mobilização contrária à construção da usina hidrelétrica de Belo Monte e do Complexo Hidrelétrico do Xingu, que teve sua construção paralisada por mais de 20 anos com a exigência de revisão dos projetos de desenvolvimento para a região do Xingu e com o lançamento da Declaração Indígena de Altamira.

O cacique também teve uma atuação bastante significativa durante o processo da Assembleia Constituinte de 1988, que garantiu direitos fundamentais para os povos indígenas com respeito à demarcação de terras. Foi neste período também que o cacique ganhou notoriedade mundial após realizar uma turnê com o cantor britânico Sting. 

Com o apoio internacional, Raoni criou as organizações não governamentais Rainforest Foundation e a Fundação Mata Virgem para proteger as florestas e os Mebêngôkre. Além desta parceria, Raoni conquistou importantes apoiadores à causa como o então presidente francês François Mitterrand, o ex-primeiro-ministro francês Jacques Chirac, o rei Juan Carlos da Espanha, o príncipe Charles da Inglaterra e o Papa João Paulo II.
 

Informe seu email e receba notícias!

Edifício Comercial Marcelon Office - sala 108
Rua P, 300 - Consil
Cuiabá / MT - Brasil - CEP: 78048-345

(65) 99971-9560

Sitevip Internet